fbpx

Fala ae! Bem-vindo ao terceiro #DevLog.

Nesse post vou compartilhar como nasceu o conceito do jogo.

Sempre acreditei que para aprender ou melhorar algo, precisamos¬†nos colocar no contexto. Como assim Marlon?¬†ūü§Ē

Ao se colocar no contexto, seja através de desafios, ambiente, pessoas,  você acaba recebendo diretamente ou indiretamente influência  e acelerando seu processo de aprendizado.

No meu caso, vi no grupo do Facebook uma vaga para desenvolver UNITY em um Studio Game em São Paulo que possuia jogos no mercado. Fiquei curioso e fiz a inscrição  para saber como funcionava e quais eram os requisitos esperados de um desenvolvedor.  Após uma semana do envio do meu currículo e portfólio recebi um e-mail solicitando que fizesse um teste produzindo um jogo 2D com base no aclamado Asteroid. Pra quem não conhece, confira o link: https://en.wikipedia.org/wiki/Asteroids_(video_game) ou o vídeo abaixo:

Mesmo sabendo que n√£o aceitaria a vaga por j√° possuir uma empresa de desenvolvimento, eu queria saber como me sairia como desenvolvedor UNITY, j√° que eu ainda era considerado um novato nessa √°rea.

Minha esposa sempre comentava que eu era louco fazendo isso.¬† Mas eu tinha confian√ßa de que isso agregaria muito para o meu objetivo final, pois foi assim¬†durante toda a¬† minha vida. Como Steve Jobs disse no seu discurso em Stanford “… voc√™ n√£o pode conectar os pontos olhando para frente, voc√™ s√≥ pode liga-los olhando para tr√°s…”

Me empenhei muito para desenvolver o jogo. Acordava mais cedo e  dormir mais tarde, durando o dia trabalhava mais rápido para ter tempo de finalizar.

Aprendi muitas coisas que ainda n√£o sabia devido ao requisitos do projeto. Antes desse teste eu estava devagar no desenvolvimento, mas depois, ganhei muito ritmo.¬† √Č incr√≠vel ver como um objetivo muda nossa vida¬† e nos torna mais produtivo.

Como John Maxwell, grande especialista em liderança,  sempre diz em seus livros: Quer uma mudança? Foque em um processo. Que motivação? Foque em um evento..

Terminei o projeto na quinta e mandei para o studio. Lembro que naquele dia estava esgotado por estar trabalhando nos projetos dos meus clientes e ainda estar produzindo esse teste. Mas foi gratificante atingir os prazos. Me senti realmente satisfeito como n√£o me sentia h√° muito tempo.

¬†Depois de uma semana veio a resposta ‚Ķ.. ¬† meu teste n√£o foi aprovado.¬†ūüė≠

Sim! Fiquei chateado , mas é normal. Como pessoas criamos expectativas e ficarmos chateados quando isso não acontece. Mas o mais importante é focar nos pontos positivos e continuar confiando na sua trajetória.

Depois de alguns dias, voltou a pulsar a vontade de retomar a produzir meu game, mas comecei a perceber que o projeto no qual eu estava envolvido ainda estava muito complexo para sair do universo das ideias e se tornar algo que gerasse valor .

N√£o desisti da ideia pois acredito nela, mas ainda preciso de mais prepara√ß√£o e sust√Ęncia para viabilizar esse projeto.

Com essa nova  experiência de desenvolver um jogo no modelo Asteroids, percebi que se fizesse um jogo espacial conseguiria ter meu primeiro game no mercado.

Claro que não quero lançar algo igual e que pretendo inovar.  Mas precisa ser algo tangível que permita eu concluir minha meta e colher os frutos dessa experiência.

Dessa maneira¬† decidi pesquisar algumas refer√™ncias e concebi o “Space Race For Survival”. Achei um asset que¬†me deixou louco mas s√≥ vou comprar se conseguir atingir alguns checkpoints do projeto. Caso contr√°rio seria um desperd√≠cio de investimento nesse¬† exato momento.

√Č bem tenso me controlar‚Ķ. Quando olhos os assets fico apaixonado.¬†ūü§©

Não vou dar mais detalhes do jogo  para deixar um pouco de mistério no ar, mas  em breve termos muitas novidades.

E você? Já possui algum concept de jogo que queira produzir?  Consegue produzir um MVP em quanto tempo ? O que falta para colocar seu MVP no mercado? Deixe seu comentário e participe dessa jornada.

Abraços,

Marlon PC Gomes

Apaixonado por inova√ß√£o e tecnologia, atuo a mais de 15 anos no mercado, sempre ajudando no desenvolvimento de neg√≥cios e na viabiliza√ß√£o projetos atrav√©s de servi√ßos de consultoria, tecnologia e a√ß√Ķes de comunica√ß√£o.

Pin It on Pinterest